Alunos da Etec de Limeira levam projeto a feira na Costa Rica

Compartilhe!

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, da cidade de Limeira, foram credenciados para participar da feira científica ExpoIngeniería, na Costa Rica, no próximo dia 26.

Eles são autores do projeto Recuperação de Cobre e Níquel do Lodo das Indústrias de Folheados para a produção de Sais e Estudo das Aplicações, que pretende, através de processos químicos, recuperar materiais danosos ao ambiente devolvendo-os para a indústria, em um processo de logística reversa.

Continua depois da Publicidade:

Desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Química Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura, o trabalho já foi premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP) e representou o Brasil na feira internacional Intel ISEF, uma das mais importantes do mundo. A orientação é da professora Gislaine Delbianco.

Em outubro, conquistaram o Troféu Fumagalli, que reconhece iniciativas dos cidadãos de Limeira, conhecida como a capital das joias folheadas. Agora, o objetivo é apresentar o trabalho na Costa Rica. Eles receberam credenciais para a viagem graças à projeção do trabalho e aos prêmios que conquistaram.

“A participação nessas feiras contribui para nosso crescimento e facilita o acesso a outros programas, como iniciações científicas, estágios e intercâmbios”, diz Vitória. Os estudantes iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para custear a viagem.

O projeto também vem mostrando que a ciência tem papel fundamental na transformação na sociedade. “A nossa cidade está mais aberta a discutir os problemas dos resíduos gerados na produção de joias”, afirma a aluna.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Se inscrever  
Notificação de