Benefício vale-alimentação: qual é sua dúvida?

Compartilhe!

A Sodexo atende aproximadamente 6,4 milhões de usuários de cartões benefício no Brasil. A grande maioria deles é de beneficiários de vale-alimentação. O cartão alimentação é um benefício muito valorizado pelos trabalhadores e suas famílias, mas seu uso traz muitas dúvidas, qual é a sua?

Confira, a seguir, as respostas para as perguntas mais frequentes de quem tem esse cartão:

O que é vale-alimentação?
O vale alimentação é um benefício oferecido pelas empresas aos seus funcionários com o objetivo de melhorar a qualidade de sua alimentação diária. Com créditos no cartão para comprar alimentos no mercado, tanto o trabalhador como sua família se alimentam melhor, evitando problemas de saúde e ganhando mais qualidade de vida.

O Sodexo Alimentação Pass é ofertado no formato de um cartão com chip, que é aceito em uma rede de milhares de estabelecimentos em todo o Brasil.

O vale-alimentação é um direito do trabalhador?
O benefício alimentação é regulamentado pela lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Ele não é obrigatório, mas as empresas podem ter muitas vantagens quando oferecem o cartão alimentação aos seus funcionários.

O que eu posso comprar com meu cartão vale-alimentação?
O cartão alimentação só pode ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios, com exceção de bebidas alcoólicas, nos supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis que fazem parte da rede credenciada Sodexo.

Onde aceita o meu Sodexo vale-alimentação?
Neste link você pode pesquisar os estabelecimentos que aceitam Sodexo Alimentação Pass perto de onde você mora ou trabalha. Selecione o seu cartão e digite o endereço para ver a rede credenciada.

Onde vejo o saldo do meu Sodexo Alimentação Pass?
Clique aqui para fazer seu cadastro e consultar o saldo de seu vale alimentação no Sodexo Club. Além das informações e dos serviços para seu cartão, você também vai encontrar promoções e ofertas para fazer seu benefício alimentação durar muito mais.

O vale-alimentação desconta do salário?
De acordo com a lei do PAT, a participação financeira do trabalhador deve ser de, no máximo, 20% do custo direto do benefício concedido.

Existe um valor mínimo para o vale-alimentação?
Por lei, não existe um valor mínimo para o vale-alimentação. A recomendação do PAT é que o crédito depositado mensalmente no cartão alimentação seja suficiente para que o trabalho tenha acesso a uma alimentação diversificada e saudável, que inclua alimentos frescos como verduras, frutas e legumes.

Compartilhe!