Chega a 72% parcela de brasileiros que não conseguiu poupar em junho

Setenta e dois por cento dos brasileiros não conseguiram poupar dinheiro no mês de junho. Os dados são do Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Quem deixou de fazer alguma reserva alegou que ganha pouco e que não sobra dinheiro pra poupança. Alguns também alegaram que não possuem nenhum tipo de renda. E aqueles que perderam controle com gastos e ficaram sem dinheiro extra.

As classes C, D e E concentram a maior proporção dos consumidores que deixaram de poupar. Oito em cada 10 pessoas nessa faixa de rendimento não conseguiram fazer reservas.

Já nas classes A e B o percentual de não poupadores cai para 53% da amostra. Da parcela de brasileiros que conseguiram guardar dinheiro em junho, 21% disseram que deixam dinheiro em casa. O medo do imprevisto é a principal motivação para quem faz alguma reserva financeira.

Outro dado da pesquisa é que 45% dos brasileiros que fazem alguma reserva financeira tiveram que sacar parte dos recursos no último mês para pagar alguma dívida, despesas extras ou despesas básicas da casa

O indicador atinge abrange 12 capitais das cinco regiões. Juntas, elas somam cerca de 80% da população residente nas capitais.

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here