Cidadania – por Ivan Schutzer

Afinal de contas, o que é essa tal de Cidadania, da qual tanta gente fala? Bem resumidamente, cidadania é a condição ou qualidade de cidadão de uma pessoa, o que se dá com todo aquele que é nato ou naturalizado de algum país. Em nosso país, considera-se cidadão todo brasileiro nato ou naturalizado e todo português equiparado, desde que em pleno gozo de seus direitos políticos.

 
Outra coisa da qual muito se fala é sobre o exercício da cidadania. Para exercer a cidadania, o cidadão precisa ter plena consciência de seus direitos. E também de seus deveres.

 
São deveres do cidadão: votar, cumprir as leis, educar e proteger seus semelhantes, proteger a natureza e o patrimônio público e social do País. E todo cidadão tem direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social e ao lazer, por exemplo. Todo cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, desde que se responsabilize pelo que disse ou escreveu. Todo cidadão deve ser respeitado na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade. O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode exigir qualificações para isso. Os bens materiais ou imateriais de um cidadão, quando ele morre, passam para seus herdeiros.

 
Existe também o direito de ir e vir. Em tempo de paz ele garante o deslocamento de qualquer pessoa pelo país afora, porém, durante uma guerra, este e outros direitos podem sofrer restrições. Diante de tudo o que foi dito aqui, sinto-me no direito de fazer uma pergunta a você, caro leitor: o ex-prefeito Sílvio Félix é um cidadão?

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here