COMO SABEMOS O SEU NÍVEL DE INGLÊS?

Compartilhe!

Como um profissional nivela a sua fluência em inglês? Que tipos de testes são os mais comuns, e para que servem? Existe um padrão mundial para níveis? Todas essas respostas estão nesse artigo.

Existe um padrão mundial de nivelamento?
Sim, o CEFR. Neles os níveis estão divididos em A, B, C.

A é o nível falante básico, que conversa sobre coisas simples e comuns, como falar sobre família, amigos, gostos, rotinas, coisas comuns do dia a dia. Se comunica com frases simples e curtas;

B é o falante independente, que consegue falar de assuntos mais complexos, dar opinião, entender ou produzir textos e falas mais aprofundadas, conversar de forma mais natural e sem muita dificuldade sobre assuntos mais comuns;

C é o falante proficiente, que se comunica plenamente sobre qualquer assunto, dos simples aos mais complexos. Conversa e entende o idioma na velocidade natural. Argumenta ideias de diversas fontes e pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão.

Se você quer um artigo mais aprofundado sobre o CEFR, escreva nos comentários!

Teste De Proficiência
Estes são os três testes de proficiência mais comuns e aceitos no mundo todo

TOEFL – mais forte na América, tem validade de 2 anos
IELTS – mais forte na Europa, dado pelo British Council, não tem prazo de validade. É o teste aceito para imigração no Canada, por exemplo.
Cambridge – mais comum entre profissionais da área, também não tem prazo de validade.
Todos custam em torno de 200 dólares. A prova é como se fosse um vestibular, e para o teste de listening você vai ouvir áudios sem repetição. Alguns possuem uma entrevista para testar sua fala, conversa.

Você pode fazer a prova em qualquer nível, e o seu nivelamento vai ser indicado pela pontuação que atingir na prova.

Como é feito um teste de conversação simples?
Conversando! Em um teste simples, como o que fazemos aqui na Blue Pine, eu bato um papo com o aluno pra entender como está a compreensão e a fala. Se as estruturas estão corretas, se você consegue me entender, e a partir daí eu vou checar qual dos níveis CEFR você se encaixa.

Você já fez alguma dessas provas ou algum teste de nível antes? Como você vê seu nível de inglês hoje? Conta pra gente aqui nos comentários!

Se você quer se preparar para algum desses exames, ou quer melhorar seu nível de inglês com eficácia, converse com a gente aqui na Blue Pine Inglês Especializado, vamos pensar num desenho de curso específico pro que você precisa, com professores que entendem como melhorar seu nível de inglês.

Blue Pine Inglês Especializado
www.bluepine.com.br
Faça um teste de nível: www.bluepine.com.br/teste-de-nivel
WhatsApp: 19 98431-2180

Compartilhe!

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Se inscrever  
Notificação de