Detran alerta motoristas sobre importância de uso correto da seta

Compartilhe!

Você já foi surpreendido por algum motorista que não deu seta para indicar uma mudança de faixa ou de direção? Pensando nisso, o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) ESTÁ realizando ações reforçando sobre a importância da sinalização adequada. Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é exigido a todos os motoristas. Deixar de dar a seta é considerado infração grave, que acarreta multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na habilitação.

Os motoristas devem indicar antes de trocar de faixa, fazer ultrapassagens, conversões e retornos, assim evita acidentes. É uma atitude simples, mas primordial para a prevenção e boa circulação de automóveis.

O condutor também deve sempre ter em mente que é fundamental ver e ser visto no trânsito. Por isso o responsável pelo veículo precisa ficar atento às condições do sistema de iluminação..

Em 2016 o Detran.SP aplicou somente no perímetro urbano do Estado 1.678 multas pela falta do uso da seta. Além do Detran.SP, por meio da Polícia Militar, as prefeituras e órgãos de trânsito rodoviários, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fiscalizam o uso das luzes indicadoras.

Para um trânsito mais seguro o Governo de São Paulo criou o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Desde então tem investido em ações pontuais para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, como campanhas educativas e parcerias com prefeituras.

Só com verbas provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP, serão repassados R$ 100 milhões ao longo de 2017. A verba será distribuída para 52 municípios, para melhorias em engenharia de tráfego, fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here