Dicas simples ajudam a evitar dores nas costas no dia a dia

Compartilhe!

Após um longo dia de trabalho ou depois de alguma atividade, muita gente costuma sentir dor nas costas. Você sabia que essa é uma das maiores queixas dos brasileiros? A dor afeta 36% da população de forma crônica, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mas não são apenas as posturas corporais inadequadas que causam as dores. Sedentarismo, atividades físicas mal orientadas e obesidade também pode agravar o problema.

De acordo com a fisioterapeuta Ana Paula Monteiro, ficar menos horas na mesma posição e se locomover com mais frequência ajudam a evitar as dores. “Erramos a postura em locais de longa permanência. Se você vai ficar um bom período na mesma posição dentro de um ônibus ou de um carro, ou ainda na sala de aula ou no trabalho, é aí que você tem os erros de postura”, afirma.

O dentista Hudson Padilha conta que geralmente sente muitas dores ao fim do dia. “Com certeza a minha postura está errada. Na correria do dia a dia acabamos não percebendo isso. Só nos damos conta quando começamos a sentir dor. Não é fácil, mas tento me policiar”, afirma.

Confira algumas dicas para evitar dores
– Deite no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sobre uma cadeira
– Durma de lado com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas
– Coloque uma bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por ao menos 20 minutos
– Tome um banho quente e aproveite a pressão da água sobre o lugar dolorido
– Não cruze as pernas ao sentar
– Sente em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar os pés no chão
– Não fique muito tempo na mesma posição, levantando de hora em hora, no mínimo, e movimentando os quadris
– Faça massagem com um especialista, para o relaxamento dos músculos. Evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”
– Faça alongamentos: deite em uma bola de pilates e solte a cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada

Compartilhe!