Exemplo de superação, mulher de 83 anos se forma em letras em Porto Alegre

Compartilhe!

Após seis anos de dedicação ao estudo universitário, Maria dos Santos Rigo, de 83 anos, conseguiu se formar em letras no último sábado (17) pela Universidade LaSalle, em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

Ela sempre teve na poesia uma paixão, foi fundadora da Casa da Poesia de Canoas e conta que desde a infância já escrevia, chegando a lançar um livro. Aposentada no ramo da indústria, mãe de 3 filhos e viúva a 30 anos, sentia que faltava alguma coisa e aos 77 anos decidiu entrar na faculdade de letras. “Velhice é só por fora. A gente pode se conservar jovem”, diz.

Pessoas para tirar o foco de Maria não faltaram, ao invés de receber apoio, ela conta que no começo muitas pessoas, inclusive familiares, disseram que ela não conseguiria chegar até o final e que desistiria logo no começo. Mas ela não se abalou, no seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ficou com a nota 9. Ela apresentou um projeto sobre o escritor canoense Antônio Canabarro Tróis Filho.

A aposentada conta que ainda tem muitos projetos pela frente, como escrever a biografia de Antônio Canabarro Tróis Filho. “Mas isso vai demorar, uma biografia demora anos, não é assim de uma hora pra outra”, afirma.

E se você pensa que os sonhos da nova bacharel em letras terminou, está enganado, ela conta que agora o próximo desafio será cursar História.

Compartilhe!