Força-tarefa evita invasão de APP no Jardim Oriente em Piracicaba

Força-tarefa da Prefeitura, que reuniu Defesa Civil, Guarda Civil, Pelotão Ambiental e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), evitou a invasão de uma área no Jardim Oriente, nas proximidades da Escola Municipal do bairro. A área, uma APP (Área de Preservação Permanente), por onde passa um córrego, foi queimada pelos invasores e teve árvores cortadas. A madeira seria usada para levantar barracos. Ninguém foi encontrado no local.

De acordo com informações da Defesa Civil, na noite de quarta-feira, 18/07, os invasores atearam fogo na APP. Na quinta-feira, uma área já estava demarcada com fios e fitas e madeiras foram encontradas no local, o que indica que o objetivo era levantar barracos. O curso d´água existente no local foi obstruído com materiais para formar uma espécie de barragem de contenção de água. Sobre o córrego também foi construída uma pinguela.

Ninguém foi encontrado no local; geladeira foi deixada pelos invasores

A ação de retirada de todo material foi realizada na manhã de hoje, sexta, 20/07. As madeiras foram encaminhadas em veículos da Sedema para Ecopontos e para a CTR (Central de Tratamento de Resíduos) para reciclagem e o córrego limpo. Pequenos focos de incêndio, que colocavam toda a área em perigo, também foram descobertos pelas equipes da Prefeitura.

Área foi demarcada com espécie de cerca; curso d´água estava obstruído

Agora, a Sedema irá criar, o mais rápido posssível, um projeto de reflorestamento da área, que será monitorada pelo Pelotão Ambiental, para inibir nova invasão. Segundo a Defesa Civil, é importante, também, que a população denuncie essas ocupações desordenadas, que causam não só danos ambientais, mas também prejudica a estrutura da cidade.

Retirada de todo material foi feita hoje, sexta, durante a manhã, e levado para econponto e CTR

Imagens: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here