Gratidão

“A gratidão é a virtude das almas nobres.”
Esopo

Compartilhe!

Gratidão, palavra tão pequena, de significado tão amplo e gigante! Ser grato é uma virtude, só almas nobres são capazes de sentir e de expressar gratidão!
Vivemos em um mundo efêmero, as pessoas se preocupam com o hoje, esquecem o ontem e ignoram que amanhã chegará, implacável!

Temos uma vida e devemos ser gratos por ela, pela oportunidade de vivermos dia após dia, de sorrirmos, de amarmos, de sermos amados, de sentirmos o vento em nossos rostos, de gozarmos de saúde.

Áh, mas temos problemas também! Opa! Quem não tem? E aí você pode perguntar: “quem seria grato por ter problemas?”. De fato, ter problemas não é bom mesmo, mas enfrenta-los nos fortalece, nos faz criativos, nos faz descobrir pessoas novas em nossas vidas, nos torna vitoriosos.

Os problemas nos ajudam a crescer! E crescer é fundamental! Como dizia sabiamente Abraham Maslow: “Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.”. E diante dos problemas, muitas vezes, temos aquela vontade de nos abrigarmos em um local coberto e seguro e ficarmos ali, esperando que acabem, mas não podemos, não devemos, o enfrentamento dos mesmos nos faz fortes, nos engrandece e nos revela nossos verdadeiros amigos.

Como é bom termos família, sentirmos o amor incondicional de nossos familiares, recebermos os ‘puxões’ de orelha de vez em quando, mas sabermos que tempos um porto seguro, um amor sem julgamentos, um amor para sempre, Benjamin Franklin dizia que paz e harmonia são a verdadeira riqueza de uma família, podemos dizer que ele estava errado? Nada mais reconfortante que chegar em casa depois de uma enxurrada de problemas e sentir o amor e a acolhida de nossa família. Como não sermos gratos?

E nossos amigos? Aqueles que nos amam com nossas qualidades e sobretudo com nossos defeitos e que estão ali, para ajudar, para acolher, para confortar, para rir junto, para sonhar, para dar apoio, para ser a parceria que precisamos e nos fazem tão bem! Já cantava o poeta: “Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração…”

No dia de hoje, comemoramos a Páscoa, ou seja, a ressurreição de Jesus, que para os cristãos significa a renovação da esperança, a vitória sobre a morte, a certeza de dias melhores, sempre! Cristo venceu a morte, por amor a nós, pecadores, falhos. Ele nos renova a esperança em nossa vitória, nos dá força para mudar. A fé é muito importante em nossas vidas. A gratidão a Deus por todo o amor que nos dispensa, nos faz crer no que não vemos, mas sentimos em vivenciamos, nos ajuda a acreditarmos e a batalharmos para sermos melhores e por dias melhores.

Sejamos gratos sempre! Gratos a Deus, pela vida, pelo amor, gratos a nossa família por estar conosco e nos amparar e fortalecer sempre, gratos às nossas dificuldades, que nos fazem fortes, gratos às nossas ‘facilidades’ que nos fazem sorrir, gratos aos nossos amigos, que são a família que escolhemos e que nos escolhe…

A gratidão faz muito bem, nos faz encarar a vida e tudo o que nela ocorre como oportunidades, como aprendizado, como crescimento, como força e felicidade.

Sempre que sentir-se desanimado e cheio de problemas, olhe para o céu, contemple a beleza desta imensidão azul, sinta o amor de sua família, tome um café com um amigo, respire fundo, faça uma prece e sinta a força que vem de Deus para lhe acolher e ajudar a ir em frente!

Que nunca percamos o costume de sermos gratos! A gratidão nos renova, nos faz olhar a vida com amor e complacência, nos faz melhores e mais completos!

Encerro com um convite à reflexão, do simples e terno Papa Francisco: “Ter fé não significa estar livre de momentos difíceis, mas ter a força para os enfrentar sabendo que não estamos sozinhos”.

Compartilhe!