Grupo de escolas que atendem o Bolsa Creche divulga suspensão dos atendimentos a partir de janeiro em Limeira

Um grupo de escolas de ensino infantil, que atendem alunos do município de Limeira (SP) pelo programa “Bolsa Creche”, emitiu um comunicado nesta terça-feira (31) informando que devem encerrar a parceira com a Prefeitura de Limeira, dispensando os alunos atendidos a partir de janeiro de 2020. Isso porque desde 2018, a Secretaria de Educação de Limeira não teria efetuado nenhum reajuste, desconsiderando a despesa das instituições. Responsáveis pelas escolas estão divulgando em seus perfis nas redes sociais a suspensão no atendimento e pegaram pais de surpresa.

Segundo o comunicado, o atendimento nestas escolas não será retomado no início de janeiro, como era esperado pelos pais de crianças atendidas pelas creches. Isso porque a Secretaria da Educação teria informado que não fará reajuste no valor da bolsa paga à instituição. “Situação essa insustentável, pois ao assumir o compromisso do atendimento por mais um ano, as escolas assumem os riscos diante de todos os reajustes que irão enfrentar no próximo ano, todas as despesas para esse atendimento sofrem reajustes, aluguel, alimentação, folha de pagamentos, água, energia elétrica, etc”, pontua o comunicado.

BOLSA CRECHE
As escolas particulares em convênio com a prefeitura oferecem vagas aos alunos do município, como forma de suprir a falta de vagas nas creches públicas de Limeira. Isso é feito por meio de um convênio no qual o município paga pelas crianças matriculadas um valor estipulado pela prefeitura.

Ainda segundo a mensagem emitida pelo grupo de escolas, em 12 anos do programa os reajustes sempre ocorreram anualmente, porém, em 2018 já não houve mudança no valor pago às escolas e coube às instituições administrar o desequilíbrio em 2019. Os responsáveis pelas creches mencionadas no comunicado dizem ser insustentável assumir novas despesas sem os reajustes.

O comunicado ressalta que as escolas continuam interessadas no programa, mas buscam a valorização do trabalho realizado, também como forma de ter condições de continuar a oferecer qualidade no atendimento.
“Pedimos nossas sinceras desculpas aos pais que precisam e confiam em nosso trabalho, mas tal situação se faz necessária para a manutenção da prestação de serviços que vocês já conhecem”, finaliza o comunicado.

Em contato com a Prefeitura de Limeira, recebemos a seguinte informação – “A Secretaria de Educação informa que efetuou a publicação do decreto referente ao Programa Bolsa Creche e que esta recebendo as renovações contratuais conforme praxe normalmente”

Veja na íntegra o comunicado feito pelas escolas nas redes sociais. O comunicado cita ainda as escolas:

SUSPENSÃO NO ATENDIMENTO AO PROGRAMA BOLSA CRECHE

Infelizmente comunicamos as famílias que são atendidas pelo programa Bolsa Creche no Município de Limeira-SP que o atendimento na maioria das escolas não será retomado logo no início de janeiro, no ano de 2020.
As escolas que atendem ao programa são escolas particulares, que disponibilizam vagas em um termo firmado com a Prefeitura Municipal de Limeira, esse termo é anual e ao assumir esse compromisso as escolas assumem todas as obrigações para com estes alunos para o próximo ano.
Ocorre que para o atendimento em 2020 a proposta realizada pela Secretaria da Educação é que o termo não terá nenhum reajuste no valor, situação essa insustentável pois ao assumir o compromisso do atendimento por mais um ano, as escolas assumem os riscos diante de todos os reajustes que irá enfrentar no próximo ano, todas as despesas para esse atendimento sofre reajustes, aluguel, alimentação, folha de pagamentos, água, energia elétrica, etc…
Em 12 anos do programa sempre ocorreram os devidos reajustes anuais, com exceção do ano de 2018 onde a mesma manobra do não reajuste já foi aplicada, sendo assim as escolas já tiveram que administrar toda essa situação no ano passado, situação essa que traz desequilíbrio inclusive para este ano, administrar novamente essa situação para o próximo ano é insustentável.
Para se habilitar no programa Bolsa Creche as escolas têm que estar 100% regularizadas e para se manter nessa situação as escolas tem diversos custos.
É importante informar que as escolas não estão deixando de ter interesse no atendimento ao programa, mas estão buscando a sua devida valorização pelo trabalho que realizam e o reajuste se faz necessário para a saúde financeira das escolas, para que elas tenham condições de realizarem o atendimento da melhor e mais responsável maneira possível.
Pedimos nossas sinceras desculpas aos pais que precisam e confiam em nosso trabalho,mas tal situação se faz necessária para a manutenção da prestação de serviços que vocês já conhecem.
Segue a relação das escolas que estarão com o atendimento suspenso:
Escola Chico Bento 1
Escola Chico Bento 2
Escola Pequeno Urso
Escola Evolução
Escola Criança Sorriso
Escola Passo a Passo
Escola Meu Cantinho
Escola Fera Neném
Escola Pequeno Gigante
Escola Rapunzel 1
Escola Rapunzel 2
Escola Pingo Dourado
Escola Letras Mágicas
Escola Dona Onça
Escola Alfa
Escola Beta
Escola Mina do Saber
Escola Reino Encantado

Compartilhe!