Compartilhe!

Criada em 2014, a campanha “Janeiro Branco” foi pensada por psicólogos e visa levantar o debate sobre a importância da saúde mental. Para Daiana Lima, psicóloga da Clínica Médico Para Todos, o projeto precisa ser mais divulgado, visto a sua importância. “O janeiro Branco ainda não é muito difundido, no entanto é muito importante, pois tem por objetivo mobilizar a sociedade para voltar a atenção, neste mês em específico, para a saúde mental, emocional, cuidar da mente, do nosso psicológico, falar um pouco mais a respeito desses temas e prestar orientações”.

No últimos anos, doenças como ansiedade e depressão vêm aparecendo cada vez mais no dia a dia de famílias de todo o mundo. O avanço social e tecnológico do mundo refletiu para o desencadeamento frenético de doenças que atingem a mente, afirma especialistas.

Com esse reflexo, Daiana enfatiza a importância da conscientização trazida pelo Janeiro Branco. “Esta crescendo cada vez mais o número de doenças ligadas ao emocional como depressão, ansiedade, estresse, uso de substâncias, entre outros e por isso a importância de debatermos esse tema com mais frequência na sociedade. Hoje estão começando a abrir mais espaço para falarmos a respeito do tema ‘saúde mental’, já que há algum tempo falar sobre doenças ligadas a mente era coisa de ‘loucos’, deixando o tema carregado de preconceitos e tabus” afirma Daiana.

ACOMPANHAMENTO
Para a psicóloga, o acompanhamento psicológico com profissionais capacitados deve ser feito regularmente. “As pessoas, quando começam a entender melhor o papel do psicólogo e a importância de fazer algum acompanhamento com o mesmo, começam a perceber que é algo normal, assim como ir ao dentista ou ao médico, assim como cuidamos do nosso corpo, dentes, precisamos cuidar da parte emocional também, falar e compreender nossas emoções e sentimentos faz toda diferença”, explica.

“Tudo começa na nossa mente, nossos pensamentos e sentimentos são quem determinam nossas ações. Por isso a importância de cuidarmos da saúde mental. Se nossa mente está bem tudo vai bem, conseguimos manter o equilíbrio da vida. Ao cuidarmos dessa parte, evitamos doenças, conseguimos lidar melhor com os problemas e desafios da vida, e vivermos de forma mais saudável”, completa a psicóloga.

APRENDA A IDENTIFICAR
A psicóloga Daiana Lima ainda deu algumas dicas para aprender a identificar problemas na saúde mental de pessoas ao nosso redor e como ajudar. Daiana afirma que alterações de humor, isolamento, pessimismo, culpa extrema, falta de apetite, irritabilidade, falta de interesse, mudanças no comportamento, são alguns sinais que servem de alerta.

Assim que identificadas as mudanças no comportamento de um amigo ou familiar, algumas ações são de extrema importância na hora de apoiar. “Oferecer ajuda, ouvir com empatia, sem julgamentos, tentar mantê-la calma, incentivar a buscar ajuda profissional. Acho que esses são os primeiros passos. O apoio social e familiar também são pontos fundamentais para a recuperação”, afirma Daiana.

E você sabe como manter a mente sã? Como diz o ditado, “corpo são, mente sã”. Sendo assim, a psicóloga explica que manter hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, pensar positivo, tirar tempo para fazer o que gosta, são ótimas alternativas para manter sua saúde mental sempre boa.

Sobre a Clínica Médico para Todos
A Médico para Todos é uma clínica de especialidades que chegou em Hortolândia em maio de 2017 sendo hoje a clínica que mais cresce na cidade. Com a missão de disponibilizar um atendimento humanizado, contamos com 15 especialidades médicas, além de exames laboratoriais, oferecendo valores justos a população.
Rua Luiz Camilo Camargo, 175, Centro, Hortolândia

Home


(19) 3965-0042

Compartilhe!