Limeira realiza ‘megamutirão’ contra a dengue neste sábado

Compartilhe!

A Prefeitura de Limeira realiza um “megamutirão” contra o Aedes aegypti do próximo sábado (16), das 7h30 às 12h30. A ideia do mutirão é unir toda a cidade em torno da necessidade de eliminar os criadouros do mosquito.

Até o momento, são 55 casos confirmados da doença, incluindo duas ocorrências do vírus do tipo 2. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, citou que a experiência de envolver os diversos setores da sociedade em ações dessa natureza tiveram bons resultados no passado e a que expectativa em torno do mutirão deste sábado é colocar nas ruas pelo menos 1.200 servidores, além dos inúmeros colaboradores.

Durante o encontro, onde reuniu representantes de diversas secretarias, Sindsel, Tiro de Guerra, Acil, Ciesp, Santa Casa e integrantes do terceiro setor na última terça-feira (12), a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa entregou as planilhas de visitação aos líderes das equipes dos servidores. As equipes deverão visitar os imóveis sempre acompanhadas do morador. Ao final da visita, será preciso preencher um boletim com o endereço do imóvel e se foi detectada alguma situação de maior gravidade, como piscinas sem tratamento e acúmulo de material reciclado. De acordo com Pedrina, todas as informações serão posteriormente compiladas para tomada de outras providências.

Nos imóveis, as equipes estarão atentas à presença de materiais inservíveis que possam acumular água, como baldes, garrafas e pneus. Nesses casos, o morador será orientado a fazer o armazenamento correto desses materiais. Também serão transmitidas informações sobre a necessidade de limpeza constante de calhas, manutenção correta da caixa d’água (que deve estar tampada), colocação de água sanitária em ralos, entre outras. Pedrina alertou que os participantes do mutirão deverão levar água, passar protetor solar e repelente e usar boné, tênis e roupas confortáveis.

Uma das entidades filantrópicas que compareceu à reunião foi a Assembleia Jd. das Acácias, que reúne cerca de 50 meninas de 11 a 21 anos. Uma das integrantes, Marina Reviejo Rigatto, falou da importância da mobilização em torno da prevenção. “Quem participa de atividades voltadas ao bem da comunidade se torna um cidadão melhor”, disse. Também estiveram no encontro, o Grupo Escoteiro Tatuibi, Grupo Escoteiro Limeira, CampL, Capítulo DeMolay Limeira, entre outros.

Compartilhe!