Limeira: UBS desenvolve programa de prevenção ao diabetes e à hipertensão

Compartilhe!

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Graminha, em Limeira, iniciou nesta segunda-feira (6) um projeto-piloto de Educação, Orientação e Prevenção ao Diabetes, Hipertensão e Emagrecimento Saudável. A finalidade, segundo a enfermeira e coordenadora da UBS, Carina Raquel Opsfelder, é diminuir os fatores de risco para essas doenças e orientar os pacientes sobre a necessidade de fazer o controle permanente, visando a redução de complicações de saúde.

Neste primeiro dia, aproximadamente 20 pessoas assistiram a uma explanação dos objetivos do projeto e aprenderam um pouco sobre os mitos e verdades sobre diabetes e hipertensão. “Estamos propondo a mudança de comportamento e a adoção de um estilo de vida mais saudável, que incluiu uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos”, frisou Carina.

Até julho, haverá uma série de palestras e atividades educativas, sempre de segunda-feira, às 14h, na sala de espera da UBS, que fica na Rua Luiz Pereira do Prado, 156. A assistente social da unidade, Andreza Daniela Santos Costa, informou que as inscrições devem ser feitas pessoalmente.

Confira a programação:

13/5 – Avaliação individual e avaliação antropométrica dos participantes;

20/5 – Qualidade de Vida e Estresse;

27/5 – Origem, desenvolvimento e complicações de diabetes e hipertensão;

3/6 – Orientações sobre possíveis interações medicamentosas e alimentares;

10/6 – Avaliação individual e avaliação antropométrica dos participantes.

17/6 – Interferências emocionais na dieta alimentar;

24/6 – Importância da prática da atividade física e as consequências do sedentarismo;

15/7 – Transtornos psicológicos no enfrentamento das comorbidades/emagrecimento;

22/7 – Avaliação final do projeto.

Compartilhe!