Ministério Público pede esclarecimentos para Prefeitura sobre lagoa poluída em Americana

A Prefeitura de Americana foi acionada pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos a respeito da poluição a Lagoa do Piva, localizada nas margens da Rodovia Anhanguera com a Rodovia Luiz de Queiroz.

A lagoa recebe esgoto de empresas e conjuntos habitacionais que ficam ao seu entorno. Segundo o MP dois terços do manancial está tomado por aguapés, o que indica um alto nível de fósforo, consequência de esgoto de prédios.

Ainda de acordo com o MP, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana foi acionado e orientado a fiscalizar os níveis de poluição da lagoa. Uma investigação será realizada para identificar e punir os responsáveis.

A PREFEITURA
Em nota a Prefeitura de Americana informou que fez uma análise na água da lagoa, e encontrou 0,16 mg/litro, contudo o permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) seria de 0,05 mg/l.

“Na reunião junto à promotoria, foi criada comissão que coordenará as ações, novas coletas de amostras, nova sondagem nos empreendimentos do entorno”, diz a nota.

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here