Moradores exigem melhorias para controlar o excesso de velocidade na Maestro Xixirri em Limeira

Compartilhe!

A falta de respeito de motoristas ao limite de velocidade na Avenida Maestro Xixirri, em Limeira (SP), é motivo de reclamação de muitos moradores daquela região. A maior preocupação é com os inúmeros acidentes, que acontecem quase que diariamente naquele trecho e vem causando prejuízo e até mesmo risco para quem para passa pelo local.

Marabel Cavinato, mora em frente a uma das saídas de veículos da Prefeitura, ela acionou a reportagem e relatou que desde 2016 realiza reclamações sobre os inúmeros acidentes que acontecem na avenida, quase sempre por carros transitando em alta velocidade.
ASSISTA:

Segundo ela, no dia 4 de julho de 2016, aconteceu dois acidentes envolvendo motos e carro que saiam da prefeitura, deixando pessoas feridas. A partir daí, ela começou a questionar a administração pública sobre melhorias para inibir com eficiência a alta velocidade naquele trecho.

Gisele, outra moradora, enfrentou diversos acidentes em frente a sua residência que até lhe causaram prejuízo. Em 2016, segundo ela, um veículo que também saia da prefeitura atingiu outro carro na avenida, que girou e derrubou o muro da sua residência. No último sábado (5), como foi mostrado aqui no Rápido no Ar, seu genro estava com o carro estacionado em frente a sua casa, quando um motorista de aplicativo perdeu o controle da direção e atingiu o veículo estacionado, deixando uma passageira ferida. O carro estacionado teve perca total.

O movimento de veículos na avenida é intenso durante todo o dia e os moradores reivindicam ações que possam inibir de vez as imprudências no local.

Segundo Ariovaldo, outro morador da região, a avenida não necessita de nenhuma outra melhoria, apenas que a alta velocidade seja controlada.

Eles pedem que seja instaladas lombadas e faixas de pedestre elevadas ou até mesmo a instalação de radares.

Marabel explica que para caminhar pelo local chega a ser amedrontador. Realizar tarefas simples como ir ao mercado, tentar atravessar a avenida ou até mesmo caminhar na calçada, deixa os moradores com medo de serem atropelados.

No início da manhã desta quinta-feira (10), o Rápido no Ar mostrou outro acidente, desta vez próximo ao cruzamento com a Rua Paraná. Onde uma motorista perdeu o controle do veículo, após passar mal, e atingiu violentamente um poste de iluminação pública.

A Elektro foi acionada ao local para reparar o poste e o trânsito ficou interditado, registrando lentidão.

A PREFEITURA

Em nota a prefeitura de Limeira respondeu a solicitação dos moradores. Segundo a administração, melhorias já foram realizadas na via e que o número de acidentes já foi reduzido.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que já tomou as medidas necessárias na Avenida Maestro Xixirri para reduzir o número de acidentes – o que, de fato, é possível constatar. A pasta realizou a recuperação da sinalização de solo da via e fechou o acesso à Rua Paraná, sentido Centro, em fevereiro deste ano. Tais medidas, conforme a pasta, já auxiliaram na redução de acidentes. A secretaria também explica que analisou todos os pedidos da possibilidade de instalação de algum redutor de velocidade na via (como lombada ou faixa elevada), mas, após estudos técnicos baseados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi constado que não há viabilidade técnica para instalação de tais redutores.”

Compartilhe!