Nuvem de rolo em cidades da região surpreende moradores e viraliza na internet

Moradores de Campinas registram o fenômeno logo pela manhã. Foto: Arquivo Pessoal.
Compartilhe!

Uma nuvem gigante em formato de rolo surpreendeu moradores de cidades da região na manhã desta terça-feira (3). A nuvem é considerada um acontecimento raro e a velocidade de passagem pode provocar rajadas de vento. Imagens registradas em Campinas mostraram a nuvem se formando.

De acordo com a pesquisadora Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o fenômeno que aconteceu nesta manhã, se formou em apenas 10 minutos e quando isso ocorre indica alerta de temporal.

Ainda segundo a pesquisadora, Campinas registrou apenas uma parte da nuvem. A parte mais profunda teria se formado em Americana.

O fenômeno que assustou diversos banhistas, é o mesmo que foi registrado na praia de São Conrado no último domingo (1º).

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo a nuvem “rolo”, muito semelhante à nuvem “glória da manhã”, é considerada um acontecimento raro. “Ela pode atingir 1 mil quilômetros de comprimento e de um a dois quilômetros de largura, podendo ainda se deslocar com velocidade de até 6 km/h, o que provoca rajadas de vento. Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa”, explicou Josélia.

Compartilhe!