Projeto Papo de Graça: doação de tempo e carinho a idosos em Limeira

Compartilhe!

Quando chega o final da vida, alguns idosos vão morar em lares onde é possível ter assistência e apoio 24 horas – as casas de repouso ou asilos. E é por lá que uma bela iniciativa tem crescido na cidade de Limeira (SP), com o Projeto Papo de Graça. Formado por voluntários com amor e disposição de sobra, nada mais é do que a doação de algo muito precioso e raro: o tempo.

Tudo começou com a jovem estagiária de serviço social, Larisse Barboza de Campos, de 26 anos. Há nove anos ela visitava o asilo para ver seu avô, que lá morava. Foi então que percebeu que os idosos recebiam algumas doações, como de alimentos e roupas, mas faltava algo: “existia uma necessidade maior, a doação de tempo, de atenção”, contou ao Rápido no Ar.

Quando visitava o avô, alguns amigos ficavam curiosos sobre a rotina e diziam também ter vontade de conhecer a instituição. Larisse os orientava e convidava para irem juntos. Mas há dois anos seu avô Nelson partiu. “Depois de um ano em luto, criei o projeto Papo de Graça para facilitar a entrada das pessoas e apresentá-las aos idosos, facilitar o entrosamento”, conta a jovem estudante.

Atualmente o grupo do Papo de Graça já conta com 9 voluntários e realiza visitas aos asilos todos os sábados. As visitas se alternam no Asilo João Kuhl Filho e no Cantinho do Vovô, em Limeira (SP). Segundo a descrição de Larisse, eles levam amor, atenção, carinho e brincadeiras para estimular o idoso a exercitar o cérebro com jogos lúdicos e contação de histórias. “É uma doação de tempo, das 14h às 16h nosso tempo é deles”, ressalta. E ainda, uma vez por mês os voluntários vão às casas vestidos de palhaços, para mudar a rotina e causar o riso.


A principal necessidade do grupo é por mais pessoas dispostas a serem voluntárias nas instituições. Precisam também de itens como baralhos, dominós, peças de Lego, brinquedos e impressões de desenhos, lápis de cor e giz de cera. Tudo com foco em promover atividades de interação com os idosos. E neste mês, até o dia 14 de junho o Projeto está com uma campanha de arrecadação de toucas, luvas e meias para os idosos do Cantinho do Vovô.

Larisse criou páginas no Facebook e no Instagram onde recebe mensagens de interessados em serem voluntários ou ajudar o projeto. Voluntários e apoiadores podem também entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99738-4546.

PLANOS FUTUROS
Para o futuro, o objetivo de Larisse é encontrar parceiros que vão além das doações e do voluntariado. Ela quer promover para os voluntários atendimento e treinamento psicológico, para que lidem com a perda dos amigos internos e para oferecerem melhor suporte aos idosos atendidos.

Para isso, busca pessoas que se comprometam a fazer doações fixas em dinheiro ou que ofereçam o serviço necessário. “É para deixar o projeto com qualidade, pois qualquer um pode ser voluntário, mas nós trabalhamos com pessoas que estão no fim da vida e nossos voluntários acabam criando um vínculo e precisam de amparo para trabalhar com qualidade e lidar melhor com os sentimentos”.

Compartilhe!