Setembro tem a melhor geração de empregos nos últimos 5 anos em Limeira

A geração de empregos em Limeira (SP) registrou o melhor setembro dos últimos cinco anos. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – órgão ligado ao Ministério da Economia – a cidade fechou o mês com saldo positivo de 343 vagas de emprego.

Os setores da economia que mantiveram o saldo positivo foram a construção civil, com 208 vagas, serviços, com 122 e a indústria de transformação, com outros 26 postos de trabalho. Segundo os números do Caged, no acumulado do ano a cidade soma 2.362 vagas e nos 12 meses, 1.328.

O saldo positivo de setembro é resultado da diferença entre as 2.727 admissões ante as 2.384 demissões registradas no período. Desde 2014, Limeira não registrava um desempenho como o verificado neste mês. Em 2015, a cidade chegou a perder 649 postos de trabalho.

No comparativo com o ano passado, houve um aumento de 66% na geração de emprego em Limeira. Em 2018, setembro fechou com 207 vagas.

O administrador com especialização em economia, Celso Leite, explicou que com a aproximação do final do ano, algumas empresas começam a se preparar para pedidos adicionais. “A economia está muito ruim, estagnada, é uma reação muito pequena como a reação do PIB (Produto Interno Bruto). Em Limeira não é diferente, nos últimos 20 anos nada foi feito para atrair novas empresas para a cidade. Esses 343 é um crescimento pequeno, mas positivo, e se deve principalmente a aproximação do final do ano”, avaliou.

Segundo ele, muitos comerciantes deixaram os estoques no mínimo possível e a economia, além de fraca, não está reagindo. Como agravantes, Leite cita fatores como o dólar volátil, a guerra comercial entre China e E.U.A, instabilidade política e a reforma da previdência, que ainda não foi aprovada. Problemas que, para ele, poderiam ser contornados e acabaram tirando a confiança do investidor.

Já a retomada da construção civil, com 208 vagas em Limeira, é um dos indicadores de que a economia está começando a reagir. “Com a retomada da economia, o investidor está com o dinheiro parado no banco e com a taxa de juros baixa, o investidor que quiser ganhar dinheiro tem de correr risco e um deles é construir imóveis”, explicou.

Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here