Compartilhe!

Facilitar o acesso à vacinação é a proposta da Secretaria de Saúde de Limeira, que a partir deste sábado (9), lança o “Plantão de Vacinação”. Pela iniciativa, a população terá à disposição todas as vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, desde que a idade esteja adequada às orientações do Ministério da Saúde. A primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) a ficar aberta neste sábado, das 8h às 12h, é do bairro Cecap, que fica na Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº. A medida é válida para todos os munícipes, independentemente do bairro onde moram. Para o procedimento, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Adultos também devem levar um documento com foto. No próximo sábado (16), será a vez da UBS Jd. Planalto oferecer a vacinação.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade de pais ou responsáveis manter a caderneta de vacinação atualizada de crianças e adolescentes. Alguns tipos de vacina, como Pentavalente e Meningocócica, estão abaixo do esperado para crianças com menos de 1 ano de idade. O índice de cobertura é de 76,7% e 72,7%, respectivamente. A Pentavalente protege a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, e hepatite B, enquanto a Meningocócica, previne a ocorrência de doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, ressaltou a importância do envolvimento das famílias no encaminhamento dos filhos à vacinação, e ainda, observou que a flexibilidade dos dias de funcionamento das UBSs irá favorecer o acesso da população à saúde pública. “Estamos vivendo um momento de retorno de algumas enfermidades que já estavam controladas no Brasil. Por meio da vacinação, essas doenças podem ser evitadas”, frisou.

Compartilhe!