Orientar a população sobre a necessidade de descarte e armazenamento correto de pneus é o objetivo de uma campanha que a Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, realiza nesta semana. A iniciativa atende às orientações da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Quando abrigados de maneira incorreta, pneus podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Até sexta-feira (18), os agentes que desenvolvem o trabalho de prevenção à dengue dentro das residências, denominado “casa a casa”, intensificarão as orientações a respeito do tema. A chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, informa que nos domicílios, os pneus devem ser guardados em locais secos e cobertos.


Ela também ressalta que no momento de instalar pneus novos nos veículos, os munícipes devem deixar os antigos na própria revenda, seguindo o princípio de “logística reversa” previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010. “Com esta atitude, as pessoas evitam que o pneu torne-se criadouro, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, disse.

Em Limeira, os pneus podem ser descartados no Ponto de Coleta da Reciclanip – Baiano Pneus, que fica na Rodovia Limeira-Piracicaba, Km 7. Informações pelo telefone 3441-3548 (Divisão de Controle de Zoonoses).

Comente!

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here